'Rotatória da morte': moradores de São Pedro apontam perigos na Rodovia Geraldo de Barros e fazem ato por mais segurança
Moradores reclamam de falta de segurança em rotatória de São Pedro Moradores de São Pedro (SP) reclamam de rotatória localizada no km 190 da Rodovia Gerald...

Moradores reclamam de falta de segurança em rotatória de São Pedro Moradores de São Pedro (SP) reclamam de rotatória localizada no km 190 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), próxima à entrada do município. Houve uma manifestação, nesta sexta-feira (10), pedindo melhorias no trecho. De acordo com reclamantes, a falta de segurança, aliada a alta velocidade e a falta de sinalização, são as principais causas dos acidentes frequentes no trecho. 📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram O auxiliar de limpeza, Kevin Silva Pinheiro sofreu um acidente no local. As marcas continuam pelo corpo. Ele relata as sequelas que ficaram após ser atingido por um carro em outubro de 2024. "Tive que fazer reconstrução facial. A cicatriz é da cirurgia que tive que fazer", conta. Ato em trecho da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304) Wesley Almeida/EPTV O homem tentava atravessar um cruzamento em São Pedro e foi atropelado por um carro. Ficou em coma por 12 dias e só teve alta do hospital um mês depois. Como consequência disso, não pode mais pilotar motos. 'Rotatória da morte', diz motorista Kevin descreve os perigos da rotatória: "Eu vinha descendo de lá pra cá, sentido São Pedro. A moça atravessou a placa de Pare e eu bati no carro dela, bem no meio do carro. [...] Direto acontece aqui, tão chamando de rotatória da morte de tanto acidente que ocorre aqui, fatalidade". O auxiliar de limpeza não foi a única vítima. Os dados da concessionária Eixo-SP, responsável pela administração da via, mostram que de 2023 até outubro deste ano, são 21 registros oficiais de acidentes, com 13 feridos e dois mortos. Em março de 2024, um casal morreu após se envolver em uma batida entre ônibus e carro. As vítimas tentavam atravessar a rotatória. O caso mais recente foi na primeira semana de outubro deste ano, em que um motociclista ficou ferido. Para a Polícia Militar Rodoviária, o trecho é considerado perigoso por dois motivos: de engenharia e de comportamento dos motoristas. "A gente vem de um aclive, que naturalmente aumenta a velocidade dos veículos e essa maior velocidade, juntamente com ser uma região de chácaras, que tem um consumo de bebida alcoólica às vezes, provoca maior número de acidentes de trânsito", afirma o tenente William Gabriel Flores. Rotatória no km 190 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304) Wesley Almeida/EPTV Segundo os motoristas, o problema pioria aos finais de semana, já que tempo de espera para fazer a travessia aumenta, conforme explica o eletricista Ademar Pereira. "Você olha pra um lado, você não vê ninguém. Olha pro outro, não tem ninguém. Quando você vai entrar já tá um carro em cima da gente, sabe? Porque pra quem desce, é muito rápido". Ele conta que no momento da entrevista a velocidade dos automóveis estava controlada em virtudas das duas viaturas da Polícia Rodoviária que estavam no local. Mas que no dia a dia, este não é o cenário. "Já parei até 10 minutos, pra mim cruzar, ou até mais. Só que assim, 10 minutos quando não tem fluxo, mas final de semana mesmo, que tá o movimento de que carro, que começa o pessoal descer pro interior, a gente demora muito mais", conta. 🛑 Cobrança Os motoristas aguardam a promoção de melhores condições de segurança, por parte da concessionária que administra a via, a Eixo-SP. Enquanto isso não ocorre, os próprios moradores da região instalarem uma placa que indica o próximo retorno como alternativa segura. Auxiliar administrativo, Tânia Cristina Fioravanti, conta sobre a ideia. "Nós tivemos essa iniciativa pra tentar melhorar, né? Mas não teve jeito, então, a gente passa aqui com muito medo mesmo", afirma. Placa instalada por moradores da região em rotatória da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304) Wesley Almeida/EPTV Um representante da concessionária esteve no ato realizado na manhã desta sexta-feira (10) e dialogou com os moradores. "A solução imediata aqui vai ser o redutor de velocidade, né? A lombada. Ou, até a instalação de radares também. Então, está navegando nessas duas propostas aqui, inicialmente", informou o gerente de operações da Eixo-SP, Fábio Souza. Ato no km 190 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304) Wesley Almeida/EPTV Prazo 📆 Caso a concessionária opte pelo redutor de velocidade, a implantação deve ocorrer em 30 a 40 dias. Já o radar depende de estudos de viabilidade e aprovações do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo) e da ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), demandando até 90 dias. VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região Veja outras notícias sobre a região no g1 Piracicaba